GOVERNO DO
ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENS.FUND.
JORNALISTA JOSÉ CHALUB LEITE
PROJETO
“ACEITANDO
E
RESPEITANDO
AS
DIFERENÇAS”
RIO BRANCO, MAIO DE 2012
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TEMA:
“ACEITANDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”
ESCOLA:
Jornalista José Chalub Leite
ANO: 1º ao 7º
DISCIPLINA:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Religião, Artes, História e Geografia.
DURAÇÃO: Maio a Dezembro
OBJETIVO GERAL
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e
respeitá-las. Repudiando a discriminação baseada em diferenças de raça, religião,
classe social, nacionalidade e sexo, reconhecendo as qualidades da própria
cultura, exigir respeito para si e para os outros.
ÁREA DE
CONHECIMENTO
ð
PORTUGUÊS: Leitura, interpretação,
produção textual, pesquisa, leitura compartilhada, desafios, cruzadinha,
caça-palavras, formação de palavras e
frases, poemas, poesia e músicas,
ð
MATEMÁTICA: Sistema de
numeração cardinal, ordinal e decimal, cores, quantidade (números e numeral),
situação problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão,
fração, gráficos e tabelas, e grandeza e medidas.
ð
ARTES: Desenho,
pinturas, músicas, recorte, colagem, dança, dramatização, confecção de mural, de
bonecos e de jogos e brincadeiras.
ð
CIÊNCIAS: animais,
plantas, alimentação, doenças africanas e diferenças físicas entre as pessoas.
ð
HISTÓRIA / GEOGRAFIA: Estudo
da historia da África, a luta e cultura africana; histórico da lei 10.639/03,
Comidas regionais; localização geográfica do continente africano
ð
RELIGIÃO: Solidariedade;
Respeito; Conhecer historicamente crenças religiosas do povo africano.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
ð
Fazer sondagem dos
conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto estudado;
ð
Leitura de textos
informativos;
ð
Diálogo informal sobre a
vida dos negros no Brasil (onde vive, como se veste, alimentação e costumes)
ð
Lista de palavra de
comidas, costumes e danças africanas.
ð
Trabalhando a música,
poemas e poesia.
ð
Leitura dirigida da
música e poemas;
ð
Caça-palavras;
ð
Desenho e colagem livre
sobre o tema abordado;
ð
Comentar sobre o trabalho
escravo e infantil
ð
Montagem do painel
coletivo com recortes e colagens;
ð
Trabalhar as crenças, religiosas
dos negros
ð
Realizar correção
coletiva dos textos no quadro;
ð
Atividade de matemática com
construção de gráficos e tabelas;
ð
Organização de material
artístico para exposição (desenhos, pinturas e colagens);
ð
Atividade de matemática
(problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo o tema);
ð
Vídeo sobre o tema;
ð
Leitura de imagens;
ð
Roda de conversa
ð
Teatro com fantoche
ð
Produção textual;
ð
Pesquisa sobre as datas
do calendário, historia e cultura afro-brasileira e Africana.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
ð Livros,
revistas, cartazes, cola, tesoura, barbante, papel madeira, lápis de cor,
pincel, papel de seda e papel oficio, vídeo, tinta guache, livros, jornais,TV,
som. CDs e fantoche.
CULMINÂNCIA
ð Confecção
de cartazes e murais;
ð Realização
de uma oficina de confecção de bonecos que retratem as diferentes raças;
ð Apresentação
de peças teatrais, utilizando os bonecos confeccionando;
ð Realização
do dia da consciência negra na escola com danças, comidas, vestimentas, musicas
e confecção de tranças nos alunos. A ser realizado no dia 25 de novembro de 2012.
ð
AVALIAÇÃO:
ð Observação
direta da participação do aluno, integração com o grupo e realização das
atividades.
“Lei 10639/03, dispõe sobre o ensino da história e cultura
afro-brasileiras”.
LEI N° 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts.26-A, 79-A e 79-B:
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts.26-A, 79-A e 79-B:
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira
§ 1° O conteúdo programático a que se refere o caput deste
artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos
negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade
nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e
política pertinentes à História do Brasil.
política pertinentes à História do Brasil.
§ 2° Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
§ 3° (VETADO)"
"Art. 79-A. (VETADO)"
"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de
novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182° da Independência e 115° da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182° da Independência e 115° da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
TEXTOS:
Brancos, pretos e
amarelos.
Brancos pretos e
amarelos,
Vamos misturar as cores.
De um só pai nós
descendemos,
São irmãos todos os
homens.
Um só Deus criou a todos,
Uma só pátria – o mundo.
São irmãos todos os
homens,
Isso está bem constatado.
São irmãos todos os
homens,
Brancos, pretos e amarelos.
Diferentes são as cores,
Mas igual é a natureza.
Tudo igual por toda parte
Já mil vezes escutei.
É da fala até o ato
E da terra até o céu.
São iguais todos os homens,
Branco, pretos e amarelos.
Povos, raças – diferenças
São histórias inventadas.
Poema de Itzhac Leibush Peretz.
In: Diversos Hebraicos.
Tradução e adaptação deTatiana
Belinky e Mira Perlov..
São Paulo: Scipione, 1991.
PESSOAS SÃO
DIFERENTES
São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queiras que sejam iguais,
Alias, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas
são muito diferentes
SOMOS IGUAIS E DIFERENTES
SOMOS IGUAIS OU SOMOS DIFERENTES?
EXISTEM OS GORDOS E EXISTEM OS MAGROS,
OS ALTOS E OS BAIXOS, OS NEGROS, OS BRANCOS, OS INDÍGENAS E OS ASIÁTICOS.
EXISTEM OS POBRES E RICOS OS QUE TÊM
CASAS E OS QUE MORAM NAS RUAS, OS QUE ENXERGAM OS QUE ANDAM, OS QUE OUVEM E QUE
POSSUEM NECESSIDADES ESPECIAIS.
SOMOS IGUAIS PORQUE NECESSITAMOS DE
ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, MORADIA, LAZER, CULTURA. MAS SOMOS
DIFERENTES PORQUE NÃO TEMOS AS MESMAS OPORTUNIDADES.
INFELIZMENTE, NEM TODOS COMEM, NEM TODOS
ESTUDAM, NEM TODOS TEM EMPREGO, NEM TODOS TEM ÁGUA POTÁVEL OU REDE DE ESGOTO.
MUITA GENTE É DESCRIMINADA POR SUA COR,
PELO SEU CABELO, PELO BAIRRO ONDE MORA OU PELA REGIÃO A QUE PERTENCE.
QUE BOM SERIA SE TODO MUNDO TIVESSE AS
MESMAS OPORTUNIDADES!
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